The Interlace está localizado em um terreno elevado de oito hectares, delimitado pelas vias Alexandra e Ayer Rajah, em meio aos verdejantes cumes do sudoeste de Singapura. Com cerca de 170,000 m² de área bruta, o empreendimento oferecerá 1.040 unidades de apartamentos com tamanhos variados e extensos espaços ao ar livre.
Projetado por Ole Scheeren, sócio do Office for Metropolitan Architecture (OMA), The Interlace rompe com a tipologia padrão de Singapura e traz uma abordagem radicalmente diferente para a vida tropical: uma rede interligada de espaços de vida e comunais integrada com o meio ambiente natural. Trinta e um blocos de apartamentos, cada um com seis pavimentos de altura e idênticos em comprimento, são empilhados em um arranjo hexagonal para formar pátios abertos e permeáveis de grande escala. Os blocos de intertravamento formam uma vila vertical com jardins em cascata, com terraços privados e públicos.
O projeto capitaliza sobre o tamanho generoso do terreno e ainda maximiza a presença da natureza através da introdução de extensos terraços ajardinados e varandas. No térreo, a circulação veicular é minimizada, liberando grandes áreas verdes. The Interlace incorpora recursos de sustentabilidade ambiental através da análise cuidadosa do sol, vento e condições microclimáticas no local e a integração de estratégias de energia passiva de baixo impacto.
Apesar de manter a privacidade das unidades de apartamentos individuais através do espaçamento generoso entre os blocos de construção e vistas de longo alcance, o projeto também dispõe de espaços comuns para a atividade compartilhada. As comodidades residenciais e instalações estão entrelaçadas com a vegetação exuberante e oferecem oportunidades para a interação social, lazer e recreação.
Ole Scheeren disse: "O projeto aborda questões de espaço compartilhado e as necessidades sociais numa sociedade contemporânea e, simultaneamente, responde a questões de um viver coletivo e individual, oferecendo uma multiplicidade de espaços interiores / exteriores específicas ao contexto tropical."
Patricia Chia, CEO da CapitaLand Residential Singapore, disse: "Esta é uma grande oportunidade de criar e construir um destino residencial no local de Gillman Heights, o qual vai desafiar a atual definição de arquitetura de espaços vivos. Ao desenvolver uma forma externa dramática, não deixamos de pensar na criação de espaços internos confortáveis. O nome, The Interlace, reforça a interconectividade da comunidade com o meio natural envolvente. Ole Scheeren criou um novo marco para Singapura."